quarta-feira, 10 de junho de 2015

Nota de Esclarecimento


O Sindicato dos Servidores Públicos do Detran Acre - SINDETRAN, vem a público esclarecer o fato ocorrido na tarde desta terça-feira (9). Onde o agente da autoridade de trânsito Jairo Alves abordou o veículo em que estava o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD-AC). O ato foi de maneira transparente e segura, sem excesso por parte do agente.

Os procedimentos foram os mesmos realizados a qualquer cidadão. Após o agente visualizar a infração de avanço do sinal vermelho (Art. 208 do CTB), foi realizada a abordagem e solicitado os documentos de habilitação do condutor e identificação do veículo, verificada a recusa, lavrou-se dois autos de infração (Art. 208, avançar o sinal vermelho e Art. 238, recusar-se a entregar à autoridade de trânsito documento de registro e outros) procedendo-se com a remoção ao pátio até a devida identificação do veículo.

Inexistiu qualquer tentativa de se promover em face de uma pessoa pública. Pelo contrário, o respeito à autoridade é praxe de todos os agentes, mas a aplicação da norma de trânsito se sobrepõe e é a função do servidor.

A atuação de toda da categoria de agentes de trânsito é incansavelmente voltada para o controle e fiscalização da segurança no trânsito como forma de evitar acidentes que muitas vezes resultam em mortes. Dessa forma, não compete a nenhum agente de trânsito deixar de abordar qualquer cidadão em razão de sua conduta social, poder aquisitivo ou algo semelhante. Tem-se a isonomia para todos os condutores de veículos, com atuação exata nos termos da lei.


Rio Branco – Acre, 10 de junho de 2015

Denes Costa Freitas
Presidente do Sindetran Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário